Introduction

Endodontia Chirúrgica is understood or the branch of Medicina Dentária que se ocupa do diagnosis e tratamento das lesões de origem endodôntica que não respondem à terapia endodôntica convencional ou que não podem ser trattant pelaterapia O escopo da Endodontia Chirúrgica é escopo a limpeza tridimensionale, modelagem e obturação da porção apical do sistema de canais radiculares que não é tratável por meio de uma cavidade de accesso, mas aporgial acob accesso. c, d).

Apicectomy Endodontia Cirúrgica

apicectomy

surgical endodontics

endodontics

 

Por isso é preferível usar o termo Endodontia Cirúrgica ao invés de Cirurgia Endodôntica, na medida em que o procedimento deve ser plannedado e realizado como um procedimento endodôntico via acesso cirúrgico e não como um um dorcediment motivporos.

Uma vez feito o diágnosis de falha endodôntica, é necessário entender qual foi a causa da falha para que successiveivamente se possa valorar a possibilità de corrigir a falha por retratamento orthogrado. Somente no caso em que esta possibility não existe ou melhor ainda após or fracasso da therapy não cirurgica realidad para resolver o problema, so annão with esta autorizado and intervir cirurgicamente. Em outras palavras, a cirurgia apical não substitui o desbridamento incompleto e a deficient endodontia (Fig. 2 a,b,c,d).

molar apicectomy

Canal treatment

 

modeling into the radicular canal

apical periodontitis

endodontic therapy

De accordo com o que affirmam Nygaard-Ostby e Schilder 8 , a Endodontia Cirúrgica deve ser reservada para acesos casos em que o preparo e a obturação do canal radicular parecem impossíveis desde o inicio ou quando quando destraginohara tent No entanto, mesmo nesses casos, os autores recommendam a obturação o maximo possibile do canal radicular pelo método convencional.

Currently, the technique and the instruments for clinical treatment of endodontic failures are so refined that the cases that certainly must be treated surgically because they cannot be treated by meiosis. de realizar uma correta limpeza, modelagem e obturação tridimensional do sistema de canais radiculares por merúrgião cião.lima rotatoria

Em ultima analise, mesmo depois de estabulação and indicação cirurgica, conforme Weine and Gerstein, 17recomenda-se remover o maximo possibile to material inadequateo de obturação to canal anterior e e canperacha for late formassa, compacted additionales esquecidos podem ser preenchidos, muitas vezes eliminando a necesidade de cirurgia (Fig. 3 a, b, c).



No entanto, in the casos que ainda têm indicação de cirurgia, currente é possibile ter uma percentagem de sucesso notabelamente maior no tratamento de casos cicosrurgicos em comprásition com o issogun attecalgraaseria ssero progressos que tem acontecido no campo da Endodontia Cirúrgica. Nos ultimos 10-15 yes, dois desenvolvimentos importantes foram introduzidos and endodontia cirurgica: o preparo ultrassônico da extremita radicular e o microscópio cirurgicco cirurgicco.

Ultrasonic preparation

Po muitos anos, a extremida da raiz foi preparada cirurgicamente perfurando uma preparación de classe 1 na dentina, usando uma peça de mão reta de baixa velocidade ou uma contra-ângulo called “miniatura” comto conequenoe carbon (fig. 4) inverted burrs.

 

instrumento de apicectomy

 

This approach had many disadvantages, mainly the impossibility of preparing a longitudinal axis of the root canal and cleaning the vestibular surface of the root end 

 

Tentando dar retenção suficiente à cavidade, o risco de perfuração palatina ou lingual estava semper presente e o procedimento era cada vez mais difícil, pois o canal radicular era cada vez mais dífícil de casação, 6. operator.

 

VIDEO

 

As brocas menores eram semper muito grandes em comparesivo com o diámetro dos canais radiculares e as grandes cavidades eram, portonto, mais difficiles de selar. Pela mesma razion, muitas vezes os retropreparos falharam em incluri areas de istmo (Fig. 7 a,b,c,d).



mta endodontics

 

Localizador Apical A introduction to preparo ultrassônico da ponta da raiz possibilitou a obtenção do que é definido como o retropreparo ideal: um preparo classe 1 com pelo menos 3 mm de profundidad na dentina radicular comp paredes paralelas a uma coincidenocopuls connci 1.3Para isso, pontas ultrassônicas especiales foram devolvedas para permitir que o clinício alcance todas as raíces em todas as situaciones clinicas. O uso de retropontas specifically projetadas permite ao operador clean the root canal and partir de uma approach apical, leaving as paredes dentinárias limps não apenas no lado lingual ou palatino, mass também no aspecto vestibular as. A cavidade agora pode ser feita com 3 mm de profundidad, a to necesario fazer rebaixos, pois não há necesidade de mais retenções. As retrotips são do mesmo tamanho ou até menres em comprásition com o tamanho original to canal radicular, de modo que a retropreparação pode ser facil e previsibilemente selada no maxim respeito à anatomia original. A área do istmo pode agora ser includado na preparación, sem danificar ou enfraquecer a raiz, dimentación mésio-dstal.



O microscópio cirurgico



And introduction to microscópio cirurgico cirurgico

 

endodontic microscope

 

representa o outro desenvolvimento importante na endodontia cirurgica. 2,10 Po muitos ano, a cirurgia periapical foi realized se nenhum aumento, using a light dental como única fonte de light para illuminar o campo cirurgico. Não é surpresa, portonto, se até recentente a taxa de sucesso apos a cirurgia era muito menor em comprássion com a endodontia não cirurgica. 4

Para aumentar a visibilidade, telescópios cirurgicos ou loops e faróis cirurgicos tornaram-se disponibles. The loops are available in a variety of configurations and magnifications, from 2x to 6x, with Galilean optics or prismatic optics. Quando um farol de fibra óptica ados addedanos aos loops, luz coaxial é projetada no campo cirurgico, de modo que tanto and ampliação quanto and iluminación são aprimoradas.

Po outro lado, quanta ampliación é suficiente? Os médicos que se benefitiram do uso de loops e faróis logo entenderam as limitações desse sistema. Ampliação de 6x mais cedo ou mais tarde não é mais sufficiente e o farol não é capaz de enviar a luz profundente no canal em endodontia cirurgica e não cirurgica.

A resposta certa para a pergunta anterior é: “o suficiente para ver e resolver o prob